Quando procurar uma psicóloga?

Existem momentos na vida que um profissional pode nos ajudar a resolver uma situação ou orientar para que as pessoas fiquem bem consigo mesmas. Para estes momentos existe o psicólogo que poderá prestar essa ajuda através da psicoterapia. Neste blog darei exemplos de situações que você poderá procurá-lo.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lidando com pensamentos pessimistas!

Sabemos que não existe receita para resolver os problemas. Mas podemos fazer alguns exercícios para nos ajudar a ver uma situação de uma forma diferente.
Faça as seguintes perguntas para si mesmo. Suas respostas o ajudarão a reconhecer e a desafiar qualquer pensamento pessimista que possa estar sendo um obstáculo em sua vida. Descubra uma maneira de lidar com eles.
- O problema é um pensamento ou um fato?
- Estou tirando conclusões precipitadas?
- Os meus pontos fracos estão se sobrepondo aos fortes?
- Qual é a alternativa?
- A culpa é apropriada para esta questão?
- Qual o efeito trazido por pensar assim?
- Quanto desta situação tem realmente a ver comigo?
- Quais são as vantagens e as desvantagens?
- O quanto posso ser perfeito?
- Existe alguma resposta para isto?
- Estou adotando padrões duplos?
- Estou pensando como um extremista?
- Só existe o lado negativo?
- As situações em questão são sempre muito exatas como “sempre x nunca” e tudo x nada”?
- Tudo parece ser um desastre? As coisas estão fora de proporção?
- Tudo acaba dando errado por causa de uma situação única ou mudança de planos?
- Estou vivendo minha vida do jeito que eu gostaria que ela fosse?
- O que posso fazer para afetar o resultado desta situação?

Este texto foi compilado de vários livros e sites, não tem fonte específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas!