Quando procurar uma psicóloga?

Existem momentos na vida que um profissional pode nos ajudar a resolver uma situação ou orientar para que as pessoas fiquem bem consigo mesmas. Para estes momentos existe o psicólogo que poderá prestar essa ajuda através da psicoterapia. Neste blog darei exemplos de situações que você poderá procurá-lo.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Transtorno por Estresse Pós-Traumático (TEPT)

Trata-se dos transtornos emocionais desencadeados pelo esforço adaptativo do indivíduo ao seu meio e, quanto mais hostil for esse meio, maiores as probabilidades de transtornos emocionais.

O impacto do trauma produz uma incapacidade de processar adequadamente as intensas emoções de medo, raiva, ansiedade e as lembranças traumáticas.

A maior parte das vítimas de uma experiência traumática não desenvolvem o transtorno. Há diferenças individuais com referência à capacidade de enfrentar estresse catastrófico, enquanto algumas pessoas expostas a eventos traumáticos não desenvolvem Transtorno do Estresse Pós-Traumático, outras prosseguem para o desenvolvimento da síndrome completa.

Reação Aguda ao Estresse, como o próprio nome diz, é uma reação emocional aguda e exuberante que se segue imediata ou mediatamente ao evento traumático, durando, no máximo, de dois dias a quatro semanas. O Transtorno por Estresse Pós-Traumático seria, igualmente, uma reação emocional a algum evento traumático, que surge algum tempo depois deste e dura no mínimo um mês.

Agentes estressores - Acontecimentos:

Terremoto

Incêndio

TerrorismoEnchente

Tsunami

Sequestro - Assalto
Acidentes Graves - Catástrofes

Furacão - Tornado

Guerra
Agressão física - sexual


Sintomas:

-Tensão no corpo
-Mal estar em situações que lembram o trauma
-Sentimentos depressivos
-Freqüentes mudanças de humor
-Dificuldades para conciliar ou manter o sono
-Sobressaltos com ruídos ou movimentos imprevistos
-Se irrita ou enfada com mais facilidade
-Tendência ao isolamento dos demais
-Sonhos desagradáveis ou pesadelos sobre o acidente
-Sentimentos de culpa, auto-acusações

Este texto foi compilado de vários livros e sites, não tem fonte específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas!