Por mais informais que sejam os acontecimentos no dia-a-dia de uma instituição, eles podem gerar: mal-entendidos e criar situações constrangedoras, dificultando o andamento do serviço.
- Dicas para um ambiente mais harmônico:
1) Clarifique a mensagem recebida
- Agir sem compreender pode ser perigoso. Por isso, relaxe, peça detalhes, repita o que o outro disse com as suas próprias palavras.
- Para que isso ocorra, é necessário atenção, escuta ativa e empatia.
- Transmita o interesse pelo outro, a sua preocupação em ver como ele vê as coisas.
Ex: Quando alguém diz “fulana não serve para ser secretária!”, deve se verificar se a afirmação é em relação ao cargo ou a outra coisa, dando oportunidade para que a pessoa esclareça – antes de tentar contra-argumentar.
2) Verbalize quando concordar com o que está sendo dito
- As pessoas gostam e precisam de reforços positivos.
- Recebendo reforço positivo, aprendem a usá-los também.
3) Aceite o direito de a pessoa ter opinião própria
- O fato de termos razão não significa que somos donos de toda verdade
- A realidade tem múltiplas facetas.
- O outro também faz parte do seu grupo de trabalho.
4) Expresse de quem é o problema
- Deixe claro se o problema é seu ou do outro.
- Quando o problema é colocado, é necessário identificarmos “a quem ele pertence” para que se possa decidir com maior clareza quem são as pessoas que podem ou devem estar envolvidas na sua solução.
5) Descreva o comportamento que lhe causa problema
- Relate comportamentos observáveis, sem julgamento ou generalização.
Ex: Explicar que “eu não tinha terminado a frase e você me interrompeu” é diferente de dizer “você nunca me deixa falar!”
6) Descreva seus sentimentos verbalmente
- seja por meio do nome do sentimento ou de figura de linguagem.
Ex: “Eu me sinto constrangido”, “Eu gosto de você”, “Sinto-me um pássaro aprisionado” Isso facilita aos outros entendê-lo.
- Muitas vezes acontece de estarmos tristes ou nervosos com um problema e provocamos raiva ou distanciamento em outras pessoas, porque foi isso que transmitimos: raiva ou tristeza.
7) Verifique a percepção do outro
- Para melhor compreender você deve prestar atenção nos sentimentos alheios.
Ex: ”Tenho a impressão de que você se magoou com o meu comentário, é verdade?” ou “Vejo que você está ansiosa com este assunto, é correta essa percepção?”.
8) Aprenda a conversar com você mesmo
- Toda a nossa vida é um processo de autoconhecimento.
- Formule metas concretas e use esforço positivo
- Perdoe-se pelas falhas
- Aceite que estamos em um processo contínuo de desenvolvimento
9) Chame a pessoa pelo nome
- É bom e gostoso ter a própria identidade reconhecida
Este texto foi compilado do livro Comunicação tem remédio de Maria Júlia P. da Silva.
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